A Comissão Europeia, através do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, convidou a RAM para participar na testagem e validação da ferramenta de autorreflexão (estão envolvidos 4 países: Estónia, ltália, Lituânia e Portugal) para professores de todos os níveis sobre competência digital SELFIE4TEACHERS. Este processo inclui os seguintes passos: a) A tradução e adaptação para o contexto português da ferramenta SELFIE para Professores desenvolvida pela Comissão (outubro - novembro de 2020); b) A testagem da ferramenta com professores do ensino básico e secundário (dezembro de 2020 - abril de 2021); c) A realização de estudos qualitativos (grupos focais) com professores de diferentes níveis de ensino para recolher indicações extra para melhorar e finalizar a ferramenta (janeiro - junho de 2021); d) A revisão e consolidação da ferramenta SELFIE para Professores (junho-setembro de 2021).
Na sequência deste convite, já se realizou, em algumas escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário da RAM, a fase pré-piloto (2 de dezembro de 2020- 2 de fevereiro de 2021, seguindo-se agora a Fase Piloto, com a participação generalizada das escolas da RAM do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a ocorrer entre os dias 7 a 30 de abril de 2021.
Assim, solicita-se a participação dos estabelecimentos de educação e ensino neste processo, através do envolvimento dos docentes do 1.º ciclo na testagem (fase do Piloto) desta ferramenta. Mais se informa que através do URL: http://selfiedigcompedu.web.ua.pt/, poderá aceder a outras informações complementares sobre o SELFIETEACHERS, bem como aceder à informação útil e necessária à participação dos docentes nesta Fase do Piloto, nomeadamente, o Tutorial para criar conta no EU login. Para concretizar esta participação dos docentes é apenas necessário criar uma conta EU login e responder online ao questionário da ferramenta SELFIE4TEACHERS (cerca de 20 minutos). Envia-se, em anexo, informação complementar sobre a realização destes procedimentos.
É de destacar que, com base nestes resultados do Piloto, serão feitos os últimos ajustes na SELFIE4TEACHERS. É objetivo da Comissão Europeia disponibilizar esta ferramenta no início do próximo ano letivo e integrá-la na SELFIE4SCHOOLS permitindo, para além das potencialidades oferecidas aos professores, oferecer às escolas a possibilidade de: a) identificar áreas de competência/competências deficitárias e desenvolver planos de formação "à medida"; b) constituir um corpo de conhecimentos que lhes permita tomar decisões ao nível da oferta formativa; c) complementar planos de ação e transformação digital de acordo com o seu contexto e especificidades.
Atendendo a que a RAM tem, efetivamente, vindo, nos últimos anos a apostar ao nível das competências digitais e da integração do digital ao nível educativo, entende-se que esta participação se constituirá, certamente, numa clara mais-valia no sentido de dar, cada vez mais, coerência e consistência a esta opção estratégica em termos de politicas educativas e perceber como e em que áreas/competências digitais podem os docentes melhorar.