O projeto “Explorar a Madeira” é desenvolvido pela Direção Regional de Educação com a coordenação da Direção de Serviços do Desporto Escolar e em articulação com os vários projetos desta Direção Regional. Inspirado na ideia desenvolvida em finais dos anos 90 denominada “Descobrir a Madeira”, destina-se aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) e está agendado para os dias 30 e 31 de março e 1 de abril, tendo continuidade no dia 2 de abril no turno da manhã para todos os familiares que a pretendam realizar com os seus filhos/educandos.
A ideia surge com o intuito de proporcionar a aproximação de gerações, mobilizando professores, alunos e suas famílias no espírito de aventura, descoberta, conhecimento, costumes, culturas e histórias que fazem parte da RAM.
A atividade tem por base a atividade física e a obra do escritor Madeirense, António Castro, com título "A fogueira dorme na bruma ou o tempo em ciclos de fogo". Todo o roteiro foi idealizado com excertos desta obra e decorrerá entre os Jardins do Lido e a estátua de João Gonçalves Zarco (junto ao Centro Mar), na rua da Ponta da Cruz.
Durante o percurso os alunos encontrarão nove estações com jogos lúdicos, educativos e pedagógicos, tendo 10 minutos para a realização de cada um dos desafios.
Para além da atividade física e da integração do projeto do “Bau de Leitura” (Português), áreas como a ecologia, a biologia, a botânica, a multimédia, a fotografia, a expressão plástica, a matemática, a história, a geografia, a nutrição e a prevenção rodoviária complementarão a atividade.
Desta forma, pretende-se com esta atividade:
Programa Geral
Turno da manhã
Hora
Descrição do Programa
08h45
Chegada dos participantes
09h00
Levantamento do material no secretariado
09h15
Os grupos deslocam-se para o seu local de atividade
09h30
Início da atividade
12h00
Final da Atividade
12h30
Regresso à escola
Turno da tarde
13h30
13h45
14h00
14h15
16h30
16h45
Mapa Geral da Atividade:
Pode consultar em anexo o Guia dos Jogos.