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Oficina de Formação “ ITEC – Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Avaliar Aprendizagens com Tecnologias Digitais"
A Direção Regional de Educação está a promover a oficina de formação “ ITEC – Tecnologias Interativas na Sala de Aula: Avaliar Aprendizagens com Tecnologias Digitais" destinada a pessoal docente de todos os grupos de recrutamento e para a qual estão abertas as inscrições.
Ofício Circular N.º 128 de 05 de novembro de 2020
Estudo Diagnóstico de Aferição do Desenvolvimento das Aprendizagens - RAM
Avaliação do Ensino Básico
Princípios orientadores das aprendizagens do Ensino Básico.
Aprendizagens Essenciais dos Cursos Científico-Humanísticos
As Aprendizagens Essenciais (AE) referentes ao Ensino Secundário são homologadas pelo Despacho n.º 8476-A/2018 , de 31 de agosto.
Aprendizagens Essenciais dos Cursos Profissionais
Aprendizagens Essenciais (AE) referentes às componentes Sociocultural e Científica dos cursos do Ensino Profissionais homologadas pelo Despacho n.º 7414/2020, de 24 de Julho.
Autonomia e Flexibilidade Curricular
O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens.
Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico Geral
As Aprendizagens Essenciais (AE) referentes ao Ensino Básico são homologadas pelo Despacho n.º 6944-A/2018, de 19 de julho.
Aprendizagens Essenciais - Cursos Artísticos Especializados do Ensino Básico
Aprendizagens Essenciais (AE) referentes à Formação Musical das áreas de Música e de Dança dos cursos artísticos especializados do ensino básico, homologadas pelo Despacho n.º 7415/2020, de 24 de julho.
Programa de Literacia e Cultura Marítima (PLCM)
Este Programa visa criar e desenvolver nas escolas e na sociedade da Região Autónoma da Madeira, um currículo que promova aprendizagens nos alunos que tenham o Mar como centro.
Projeto de História da Madeira
As escolas, no âmbito da sua autonomia pedagógica, devidamente consubstanciada no projeto educativo, podem desenvolver aprendizagens junto dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, que mobilizam conteúdos da História Regional.
Matrizes Curriculares e Aprendizagens Essenciais
Já se encontram disponíveis para consulta ou download as matrizes dos planos curriculares do Ensino Básico e do Ensino Secundário, bem como as Aprendizagens Essenciais.
"Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e Literatura no Ensino Secundário"
Abertura de inscrições na ação de formação "Perfil dos Alunos, Aprendizagens Essenciais e Literatura no Ensino Secundário", destinada a docentes dos grupos de recrutamento 300, 310, 320 e 340.
Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho
Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens, de modo a garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Aprendizagens Essenciais - 3.º ano Inglês
Aprendizagens Essenciais - 3.º ano Inglês
Aprendizagens Essenciais - 4.º ano Inglês
Aprendizagens Essenciais - 4.º ano Inglês
Ofício Circular N.º 105 de 16 de julho de 2018
Publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensino básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens.
CONVIVIALIDADE ESCOLAR
A Convivialidade Escolar é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação (SRE) que visa proporcionar um ambiente escolar seguro, inclusivo, respeitador e propício às aprendizagens.
Ofício Circular N.º 104 de 16 de julho de 2018
Publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensino básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens
Educação Inclusiva
A educação inclusiva pressupõe que, no centro da atividade da escola estejam o currículo e as aprendizagens dos alunos.
Ofício Circular N.º 079 de 21 de maio de 2018
Consulta Pública - Aprendizagens Essenciais
Ofício Circular n.º 046 de 02 de março de 2018
Reunião sobre o processo de avaliação das aprendizagens
Ofício Circular n.º 045 de 02 de março de 2018
Reunião sobre o processo de avaliação das aprendizagens
Ofício Circular n.º 044 de 02 de março de 2018
Reunião sobre o processo de avaliação das aprendizagens
TIMSS 2019 - Portugal participou no TIMSS – 4.º ano de escolaridade em 1995, 2011 e 2015, mas, é em 2019 que participa pela 1ª vez no estudo dirigido ao 8.º ano, para avaliar as aprendizagens em matemática e em ciências.
Portugal participou no TIMSS – 4.º ano de escolaridade em 1995, 2011 e 2015, mas, é em 2019 que participa pela 1ª vez no estudo dirigido ao 8.º ano, para avaliar as aprendizagens em matemática e em ciências, envolvendo cerca de 5000 alunos, provenientes de 158 escolas de todo o país.
Reunão com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do Sol - Desenvolvimento das Aprendizagens
No âmbito da intervenção inspetiva “Desenvolvimento das Aprendizagens”, integrada no programa de “Acompanhamento”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) e a sua equipa, reuniu hoje, dia 25 de novembro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do Sol, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho desenvolvido pela equipa inspetiva.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Ponta Delgada e Boaventura
Realizou-se no passado dia 10 de julho, nas instalações da Inspeção Regional de Educação, a reunião de encerramento da atividade Desenvolvimento das Aprendizagens.
Desenvolvimento das Aprendizagens - São Roque do Faial
Realizou-se no passado dia 25 de junho, nas instalações da Inspeção Regional de Educação, a reunião de encerramento da atividade Desenvolvimento das Aprendizagens.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Câmara de Lobos
Realizou-se no passado dia 27 de maio, nas instalações da Inspeção Regional de Educação, a reunião de encerramento da atividade Desenvolvimento das Aprendizagens.
Despacho normativo n.º 3/2016, de 9 de novembro
Regulamenta o regime de avaliação e certificação das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do ensino básico, apresentando também medidas de promoção do sucesso educativo que se querem pensadas e operacionalizadas pelas escolas, a partir de um efetivo conhecimento das dificuldades, e delineadas de acordo com as fragilidades a ultrapassar, tendo em conta as características dos alunos e as possibilidades de cada comunidade escolar.
Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto
Regulamentação das ofertas educativas do ensino básico, previstas no n.º 2 doartigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, designadamente o ensino básico geral e os cursos artísticos especializados, definindo as regras e procedimentos da conceção e operacionalização do currículo dessas ofertas, bem como da avaliação e certificação das aprendizagens, tendo em vista o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
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