Partilha de Boas Práticas- Autoavaliação: Práticas e Efeitos

3ª Sessão: Ao autoavaliação ao serviço da melhoria 29-05-2018 Direção Regional de Inovação e Gestão
Partilha de Boas Práticas- Autoavaliação: Práticas e Efeitos

Para concluir este ciclo de partilha de boas práticas da iniciativa do GAOPSER realizou-se a última sessão na Escola Básica e Secundária de Machico, no dia 14 de maio, incidindo na temática “A autoavaliação ao serviço da melhoria”. Nesta oportunidade a Escolas Básicas e Secundárias Gonçalves Zarco, Dr. Ângelo Augusto da Silva e  Bispo D. Manuel Ferreira Cabral que apresentaram as suas experiências no desenvolvimento do processo de avaliação de escolas, na sua vertente de autoavaliação. Esta sessão contou com a moderação do Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária do Porto Moniz, o Professor Valter Correia, e com as intervenções do Professor Doutor David Justino e do Senhor Secretário Regional de Educação, Dr. Jorge Carvalho. Todas as intervenções destacaram a importância do processo de autoavaliação enquanto promotor de reflexão e melhoria das escolas, tendo o Professor Doutor David Justino valorizado os moldes em que o processo de avaliação de escolas tem sido desenvolvido na RAM, dando primazia à autoavaliação. O Senhor Secretário de Educação referiu-se à avaliação externa como sendo necessária, mas com papel complementar ao processo autoavaliativo, na medida em que entende que é a partir do conhecimento da realidade de cada organização escolar que se poderão criar condições para a melhoria do sucesso educativo na RAM.

Este ciclo de partilha de boas práticas da iniciativa do GAOPSER proporcionou a partilha de 9 percursos de diferentes escolas, permitindo conhecer, refletir e discutir em torno do processo de autoavaliação. Atendendo à elevada representação das escolas dos 2º, 3º ciclos e secundárias, bem como o interesse manifestado na temática, nesta última sessão ficou decidido abrir a possibilidade de se realizar um novo ciclo de sessões, mas desta vez contando com a iniciativa das escolas que ainda não participaram.