Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar
Colóquio Diretores Escolares em Ação-13 de março de 2021-Instituto de Educação-Departamento de Ciências Sociais da Educação - Universidade do MinhoColóquio Diretores Escolares em Ação-13 de março de 2021-Instituto de Educação-Departamento de Ciências Sociais da Educação - Universidade do MinhoO colóquio estrutura-se em torno de um conjunto de análises e comentários de diferentes capítulos do livro recentemente publicado pela Fundação Manuel Leão com o mesmo título "Diretores Escolares em Ação". O livro que foi organizado por Licínio C. Lima, Virgínio Sá e Leonor L. Torres compreende diferentes capítulos redigidos por nove autores e coautores. SICI Webinar – Remote teaching and learningSICI Webinar – Remote teaching and learningA Inspeção Regional de Educação participou na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, entre as 15.00 e as 16.40 horas, num webinar da SICI (The Standing International Conference of Inspectorates) sobre ensino e a aprendizagem à distância .
Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro - Regulamenta a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da MadeiraPortaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro - Regulamenta a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da MadeiraPortaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro - Regulamenta a formação contínua dos docentes da Região Autónoma da Madeira, JORAM, I Série, n.º 31 SICI NEWSLETTER - FEBRUARY 2021 - The activities of SICI have been considerably disrupted as a result of the lockdown. Nevertheless, the Executive committee continued working and has met several times by using digital technologies such as Teams and..SICI NEWSLETTER - FEBRUARY 2021 - The activities of SICI have been considerably disrupted as a result of the lockdown. Nevertheless, the Executive committee continued working and has met several times by using digital technologies such as Teams and..The activities of SICI have been considerably disrupted as a result of the lockdown. Nevertheless, the Executive committee continued working and has met several times by using digital technologies such as Teams and Zoom. After the SICI General Assembly 2020 in Paris, the new executive committee has met and distributed the roles within itself. Tommy Lagergren (from Sweden) is the new chair and president of SICI. Bart Maes, Belgium, remains secretary general. The other members of the EC are .
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santa CruzReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santa CruzNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 10 de fevereiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de Santa Cruz, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares – GaulaReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares – GaulaNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 9 de fevereiro, com a diretora da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Dr. Clemente Tavares – Gaula, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e LombadaReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e LombadaNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 9 de fevereiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São FilipeReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São FilipeNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 21 de janeiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São Filipe, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São João e São PauloReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São João e São PauloNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 20 de janeiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São João e São Paulo, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Jardim da SerraReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Jardim da SerraNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 20 de janeiro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Jardim da Serra, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do CampanárioReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do CampanárioNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 20 de janeiro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Campanário, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Reunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Corujeira-CampanárioReunião CFAL-Condições de Funcionamento do Ano Letivo - Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Corujeira-CampanárioNo âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu, através da plataforma Microsoft Teams, no dia 27 de janeiro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Corujeira, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
TIMSS 2019 - Portugal participou no TIMSS – 4.º ano de escolaridade em 1995, 2011 e 2015, mas, é em 2019 que participa pela 1ª vez no estudo dirigido ao 8.º ano, para avaliar as aprendizagens em matemática e em ciências.TIMSS 2019 - Portugal participou no TIMSS – 4.º ano de escolaridade em 1995, 2011 e 2015, mas, é em 2019 que participa pela 1ª vez no estudo dirigido ao 8.º ano, para avaliar as aprendizagens em matemática e em ciências.Portugal participou no TIMSS – 4.º ano de escolaridade em 1995, 2011 e 2015, mas, é em 2019 que participa pela 1ª vez no estudo dirigido ao 8.º ano, para avaliar as aprendizagens em matemática e em ciências, envolvendo cerca de 5000 alunos, provenientes de 158 escolas de todo o país. Diretores Escolares em Ação-Livro recentemente dado à estampa pela Fundação Manuel Leão: Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores...Diretores Escolares em Ação-Livro recentemente dado à estampa pela Fundação Manuel Leão: Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores...Estudar os diretores escolares em ação não se restringe ao mero estudo da ação dos diretores escolares. Para além da análise do modo de atuação dos diretores, pretendeu-se captar as condições de produção da sua ação e os seus efeitos plurais nas organizações escolares.
II Jornadas de reflexão – Currículo, Avaliação e Profissão Docente-Evento Online (Zoom)-Instituto de Educação da Universidade do MinhoII Jornadas de reflexão – Currículo, Avaliação e Profissão Docente-Evento Online (Zoom)-Instituto de Educação da Universidade do MinhoEntre 4 e 5 de fevereiro de 2021 realizam-se as II Jornadas de Reflexão sobre “Currículo, Avaliação e Profissão Docente”, organizadas no âmbito da Unidade Curricular “Currículo e Avaliação”, do 1º ano, 1º semestre, dos Mestrados em Ensino. Portaria n.º 8/2021-SECRETARIA REGIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA-Define e regulamenta o regime excecional e transitório aplicável, no contexto da pandemia da doença da COVID-19, de faltas justificadas nos programas de ePortaria n.º 8/2021-SECRETARIA REGIONAL DE INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA-Define e regulamenta o regime excecional e transitório aplicável, no contexto da pandemia da doença da COVID-19, de faltas justificadas nos programas de eDefine e regulamenta o regime excecional e transitório aplicável, no contexto da pandemia da doença da COVID-19, de faltas justificadas nos programas de emprego promovidos pelo Instituto de Emprego da Madeira IP-RAM.
Resolução n.º 19/2021-Presidência do Governo Regional-Determina o ajustamento, reforço e implementação de novas medidas na Região Autónoma da Madeira para controlar e conter a doença COVID-19Resolução n.º 19/2021-Presidência do Governo Regional-Determina o ajustamento, reforço e implementação de novas medidas na Região Autónoma da Madeira para controlar e conter a doença COVID-19Determina o ajustamento, reforço e implementação de novas medidas na Região Autónoma da Madeira para controlar e conter a doença COVID-19, declarada pela Organização Mundial como pandemia, contribuindo para a proteção e segurança sanitária da população e comunidade madeirense e dos cidadãos que se deslocam ao território da Região Autónoma, em conformidade com a necessidade, adequação e imprescindibilidade da defesa da saúde pública, nomeadamente quanto à circulação na via pública, bem como às at Equidade na educação escolar na Europa - Eurydice - Este relatório proporciona uma visão geral das estruturas e políticas que influenciam a equidade na educação. Também relaciona as características e os recursos dos diferentes sistemas educativos...Equidade na educação escolar na Europa - Eurydice - Este relatório proporciona uma visão geral das estruturas e políticas que influenciam a equidade na educação. Também relaciona as características e os recursos dos diferentes sistemas educativos...Este relatório proporciona uma visão geral das estruturas e políticas que influenciam a equidade na educação. Também relaciona as características e os recursos dos diferentes sistemas educativos com o desempenho dos alunos em estudos internacionais (PISA, PIRLS e TIMSS). O relatório identifica, também, quais as políticas e estruturas que estão associadas a níveis mais altos de equidade no desempenho dos alunos. Abrange, ainda, informação sobre as seguintes características ...
Innovating Pedagogy 2021-Exploring new forms of teaching, learning and assessment, to guide educators and policy makersInnovating Pedagogy 2021-Exploring new forms of teaching, learning and assessment, to guide educators and policy makersINNOVATING PEDAGOGY 2021-Open University Innovation, Report 9. Agnes Kukulska-Hulme, Carina Bossu, Tim Coughlan, Rebecca Ferguson, Elizabeth FitzGerald, Mark Gaved, Christothea Herodotou, Bart Rienties, Julia Sargent, Eileen Scanlon, Jinlan Tang, Qi Wang, Denise Whitelock, Shuai Zhang Resolução n.º 17/2021-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL-Procede ao reforço das medidas atendendo ao aumento substancial de casos de COVID-19Resolução n.º 17/2021-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL-Procede ao reforço das medidas atendendo ao aumento substancial de casos de COVID-19Procede ao reforço das medidas atendendo ao aumento substancial de casos de COVID-19 na Região Autónoma da Madeira, na última semana, consequência dos contatos ocorridos durante o Fim de Ano e da transmissão da nova variante da doença tendo em vista a proteção e segurança sanitária da população e comunidade madeirense e dos cidadãos que se deslocam ao território da RAM, bem como a atenuação do impacto financeiro na tesouraria das pessoas coletivas e particulares, que sejam arrendatários, concess
Decreto-Lei n.º 4/2021, de 8 de janeiro-Estabelece o alargamento da ADSE aos titulares de contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades de natureza jurídica públicaDecreto-Lei n.º 4/2021, de 8 de janeiro-Estabelece o alargamento da ADSE aos titulares de contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades de natureza jurídica públicaO presente Decreto-Lei estabelece o alargamento do universo de beneficiários do Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I. P. (ADSE) aos titulares de contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades de natureza jurídica pública, procedendo à décima sexta alteração ao Decreto -Lei n.º 118/83, de 25 de fevereiro, alterado pelos Decretos -Leis n.os 90/98, de 14 de abril, 279/99, de 26 de julho, e 234/2005, de 30 de dezembro, pelas Leis n.os 53 -D/2006, de 29 de dezembro, Despacho n.º 5/2021- Aprova as tabelas de retenção na fonte, em euros, para vigorarem durante o ano de 2021Despacho n.º 5/2021- Aprova as tabelas de retenção na fonte, em euros, para vigorarem durante o ano de 2021Aprova as tabelas de retenção na fonte, em euros, para vigorarem durante o ano de 2021, em sede de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) a aplicar aos rendimentos auferidos por titulares residentes na Região Autónoma da Madeira.
Decreto Legislativo Regional n.º 18/2020/M - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - Aprova o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2021Decreto Legislativo Regional n.º 18/2020/M - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - Aprova o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2021Aprova o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2021 Resolução n.º 1/2021- PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL - Procede ao ajustamento e reforço as medidas para proteção e segurança sanitária da população...Resolução n.º 1/2021- PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL - Procede ao ajustamento e reforço as medidas para proteção e segurança sanitária da população...Procede ao ajustamento e reforço as medidas para proteção e segurança sanitária da população e comunidade madeirense e dos cidadãos que se deslocam ao território da RAM, na sequência da emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde no dia 30 de janeiro de 2020, bem como a classificação, no dia 11 de março de 2020, da doença COVID-19 como pandemia internacional, atendendo ao aumento do número de casos.
Estrutura dos Sistemas Educativos Europeus 2020/2021: Diagramas EsquemáticosEstrutura dos Sistemas Educativos Europeus 2020/2021: Diagramas EsquemáticosEsta publicação da Rede Eurydice pretende mostrar como os países europeus estruturam os seus sistemas educativos. Abrange informações de 43 sistemas educativos europeus, dos quais 38 países participam no programa Erasmus + da UE. Escolaridade Obrigatória na Europa 2020/2021Escolaridade Obrigatória na Europa 2020/2021Poderá encontrar os seguintes conteúdos: a duração da escolaridade / formação obrigatória em toda a Europa, as idades de início e de conclusão dos alunos da escolaridade obrigatória. Irá descobrir, por exemplo, que na maioria dos sistemas educativos europeus, a escolaridade obrigatória começa no início da educação primária (CITE 1), frequentemente aos 6 anos de idade. No entanto, a frequência de pelo menos o último ano da educação pré-escolar (CITE 0) é obrigatória em 19 sistemas de ensino. A Fr
We would like to wish you a happy and peaceful Christmas  and hope you enjoy time with your family during the holidays.We would like to wish you a happy and peaceful Christmas and hope you enjoy time with your family during the holidays.We would like to wish you a happy and peaceful Christmas and hope you enjoy time with your family during the holidays. Feliz Natal e um Bom Ano de 2021Feliz Natal e um Bom Ano de 2021Feliz Natal e um Bom Ano de 2021
Despacho n.º 466/2020, de 27 de novembro - Define as áreas geográficas e pedagógicas dos Centros de Recursos Educativos Especializados da Direção Regional de EducaçãoDespacho n.º 466/2020, de 27 de novembro - Define as áreas geográficas e pedagógicas dos Centros de Recursos Educativos Especializados da Direção Regional de EducaçãoDefine as áreas geográficas e pedagógicas dos Centros de Recursos Educativos Especializados da Direção Regional de Educação Reunião com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”Reunião com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 10 de dezembro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, que se fez acompanhar pelas docentes Marta Jardim e Carmo Góis, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Apresentação do livro “Avaliação Institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais” (link para inscrição no desenvolvimento da notícia).Apresentação do livro “Avaliação Institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais” (link para inscrição no desenvolvimento da notícia).O livro “Avaliação Institucional e Inspeção: Perspetivas teórico-conceptuais”, publicado pela Porto Editora, vai ser apresentado no dia 15 de dezembro de 2020, às 17h00, via videoconferência na plataforma Zoom. O 13.º volume da Coleção Educação e Formação, conta com a organização de José Augusto Pacheco, José Carlos Morgado e Joana Sousa. A obra é composta por cinco estudos de investigadores de universidades portuguesas (Minho, Évora, Coimbra e Aberta) e valoriza a centralidade da avaliação... Despacho n.º 457/2020, de 24 de novembro - Procede à 1.ª alteração do Despacho n.º 240/2018, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanais, por cada ano escolar...Despacho n.º 457/2020, de 24 de novembro - Procede à 1.ª alteração do Despacho n.º 240/2018, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanais, por cada ano escolar...Procede à 1.ª alteração do Despacho n.º 240/2018, de 24 de julho, que atribui um crédito global de tempos letivos semanais, por cada ano escolar, para a constituição das estruturas de gestão intermédia, de articulação curricular e de coordenação pedagógica, para a adoção e desenvolvimento de estratégias capazes de dar respostas diferenciadas a todos os alunos, com vista ao seu sucesso educativo, para o desenvolvimento da educação para a cidadania, da formação pessoal e social dos alunos
Resolução n.º 1081/2020, de 30 de novembro - Designa, nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 29.º da Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto, como representante da Região Autónoma da Madeira na CADAResolução n.º 1081/2020, de 30 de novembro - Designa, nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 29.º da Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto, como representante da Região Autónoma da Madeira na CADADesigna, nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 29.º da Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto, como representante da Região Autónoma da Madeira na Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA), o Doutorado em Direito José Renato Gonçalves. Declaração de Retificação n.º 62/2020, de 27 de novembro - Retifica a Portaria n.º 761/2020, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, I Série, n.º 222, Suplemento, de 24 de novembro Declaração de Retificação n.º 62/2020, de 27 de novembro - Retifica a Portaria n.º 761/2020, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, I Série, n.º 222, Suplemento, de 24 de novembro Retifica a Portaria n.º 761/2020, publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, I Série, n.º 222, Suplemento, de 24 de novembro de 2020, a qual procede à regulamentação dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, humanos, organizacionais, materiais e técnicos existentes e disponíveis ou passíveis de disponibilizar nos estabelecimentos de educação e ensino e nos serviços da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) previstos no artigo 6.º do Decre
Portaria n.º 767/2020, de 27 de novembro - Fixa montante pecuniário do suplemento remuneratório previsto no n.º 4 do artigo 11.º do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho (coordenadores dos CREE)Portaria n.º 767/2020, de 27 de novembro - Fixa montante pecuniário do suplemento remuneratório previsto no n.º 4 do artigo 11.º do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho (coordenadores dos CREE)Fixa montante pecuniário do suplemento remuneratório previsto no n.º 4 do artigo 11.º do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho (coordenadores dos centros de recursos educativos especializados - CREE) Portaria n.º 761/2020, de 24 de novembro - Procede à regulamentação dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, humanos, organizacionais, materiais e técnicos existentes e disponíveis ou passíveis de disponibilizar...Portaria n.º 761/2020, de 24 de novembro - Procede à regulamentação dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, humanos, organizacionais, materiais e técnicos existentes e disponíveis ou passíveis de disponibilizar...Procede à regulamentação dos recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, humanos, organizacionais, materiais e técnicos existentes e disponíveis ou passíveis de disponibilizar nos estabelecimentos de educação e ensino e nos serviços da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) previstos no artigo 6.º do Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M, de 29 de julho
Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Pena - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s” Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Pena - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s” No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 9 de dezembro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Pena, que se fez acompanhar pela professora Maria João Pereira, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Achada - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Achada - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 2 de dezembro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Achada, que se fez acompanhar pela Professora Sónia Fernandes, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas – “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s” Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas – “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s” No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 2 de dezembro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Diálogos sobre Educação - Desafios do Ensino no Séc. XXI - 11 de dezembro, sexta-feira, 10 horas, plataforma Microsoft Teams - uma organização conjunta Direção Regional de Educação/Inspeção Regional de EducaçãoDiálogos sobre Educação - Desafios do Ensino no Séc. XXI - 11 de dezembro, sexta-feira, 10 horas, plataforma Microsoft Teams - uma organização conjunta Direção Regional de Educação/Inspeção Regional de EducaçãoNuma organização conjunta, a Direção Regional de Educação e a Inspeção Regional de Educação organizam mais uma ação inserida nos Diálogos sobre Educação com o Professor Carlos Gomes do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Esta conversa terá como tema aglutinante "Os Desafios do Ensino no Século XXI" e será efetuada com recurso à plataforma Microsoft Teams.
COVID-19 and challenges for educational quality: repairing learning loss and teacher agency - Prof dr. Melanie Ehren - Professor in Educational Governance Director research institute LEARNCOVID-19 and challenges for educational quality: repairing learning loss and teacher agency - Prof dr. Melanie Ehren - Professor in Educational Governance Director research institute LEARNUma interessante comunicação da Professora Melanie, uma das intervenientes na Assembleia Geral da SICI - The Standing International Conference of Inspectorates, realizada no passado dia 19 de novembro em Paris, e da qual se disponibiliza a apresentação utilizada. Despacho n.º 467/2020, de 30 de novembroDespacho n.º 467/2020, de 30 de novembroAprova a estrutura flexível da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres, designada abreviadamente por DRETT
Resolução n.º 1080/2020, de 30 de novembro - Mantém em vigor todas as obrigações constantes da Resolução n.º 839/2020, de 5 de novembro de 2020 que procede ao ajustamento e reforço das medidas para prResolução n.º 1080/2020, de 30 de novembro - Mantém em vigor todas as obrigações constantes da Resolução n.º 839/2020, de 5 de novembro de 2020 que procede ao ajustamento e reforço das medidas para prMantém em vigor todas as obrigações constantes da Resolução n.º 839/2020, de 5 de novembro de 2020 que procede ao ajustamento e reforço das medidas para proteção e segurança sanitária da população e comunidade madeirense e dos cidadãos que se deslocam ao território da Região, em conformidade com a necessidade, adequação e imprescindibilidade da defesa da saúde pública, atendendo à declaração da situação de calamidade em todo o território da Região, perante a emergência de saúde pública de âmbito Resolução n.º 1078/2020, de 30 de novembroResolução n.º 1078/2020, de 30 de novembroCria e determina a composição a Comissão de Coordenação no âmbito da Vacinação contra a COVID-19, na Região Autónoma da Madeira.
Declaração de Retificação n.º 48/202, de 30 de novembroDeclaração de Retificação n.º 48/202, de 30 de novembroRetifica a Lei n.º 63/2020, de 29 de outubro, "Quinta alteração à Lei n.º 43/90, de 10 de agosto (Exercício do direito de petição)" Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São Roque – “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s” Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São Roque – “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s” No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 27 de novembro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de São Roque, que se fez acompanhar pelo Professor Hugo Nascimento, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Despacho n.º 465/2020, de 26 de novembroDespacho n.º 465/2020, de 26 de novembroAprova a estrutura orgânica flexível do Gabinete do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, designado abreviadamente por GSRS, e as respetivas atribuições. Despacho n.º 464/2020, de 26 de novembroDespacho n.º 464/2020, de 26 de novembroAprova a estrutura flexível da Direção Regional do Orçamento e Tesouro, abreviadamente designada por DROT
Resolução n.º 1032/2020, de 26 de novembro - PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONALResolução n.º 1032/2020, de 26 de novembro - PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONALDetermina o ajustamento e reforço das medidas para proteção e segurança sanitária da população e comunidade madeirense e dos cidadãos que se deslocam ao território da Região, em conformidade com a necessidade, adequação e imprescindibilidade da defesa da saúde pública para fazer face à evolução epidemiológica provocada pela doença COVID-19, a qual foi declarada pela Organização Mundial de Saúde no dia 30 de janeiro de 2020, como pandemia Decreto-Lei n.º 101/2020, de 26 de novembroDecreto-Lei n.º 101/2020, de 26 de novembro Procede à criação de uma licença especial para reestruturação familiar e do respetivo subsídio, no âmbito do crime de violência doméstica
Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de São Gonçalo – “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de São Gonçalo – “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 26 de novembro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche de São Gonçalo com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Reunão com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do Sol - Desenvolvimento das AprendizagensReunão com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do Sol - Desenvolvimento das AprendizagensNo âmbito da intervenção inspetiva “Desenvolvimento das Aprendizagens”, integrada no programa de “Acompanhamento”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) e a sua equipa, reuniu hoje, dia 25 de novembro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do Sol, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho desenvolvido pela equipa inspetiva.
Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Lombada – Ponta do Sol - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”Reunião com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Lombada – Ponta do Sol - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 25 de novembro, com a diretora da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar da Lombada – Ponta do Sol, Célia Miguel, que se fez acompanhar da Professora Teresa Marcos, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Declaração de Retificação n.º 47-B/2020, de 24 de novembroDeclaração de Retificação n.º 47-B/2020, de 24 de novembroSegunda retificação ao Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, da Presidência do Conselho de Ministros, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República
Decreto do Presidente da República n.º 60-A/2020, de 24 de novembroDecreto do Presidente da República n.º 60-A/2020, de 24 de novembroFixa o dia 24 de janeiro de 2021 para a eleição do Presidente da República Portaria n.º 271/2020, de 24 de novembroPortaria n.º 271/2020, de 24 de novembroDefine as condições específicas do princípio da gratuitidade da frequência de creche, em cumprimento do disposto no n.º 1 do artigo 146.º da Lei n.º 2/2020, de 31 de março
Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2020, de 24 de novembro de 2020Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2020, de 24 de novembro de 2020Aprova o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública para o período até 2030. Decreto do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores n.º 1/2020, de 24 de novembroDecreto do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores n.º 1/2020, de 24 de novembroNomeia o Presidente do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores
Reunião com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de Vale e Cova do Pico – Ponta do Sol - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”Reunião com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de Vale e Cova do Pico – Ponta do Sol - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 23 de novembro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar de Vale e Cova do Pico – Ponta do Sol, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva. Reunião com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João – Ponta do Sol - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”Reunião com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João – Ponta do Sol - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”No âmbito da intervenção inspetiva “Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas ETI’s”, integrada no programa “Estudos”, o diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) reuniu hoje, dia 23 de novembro, com o diretor da Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João – Ponta do Sol, com a finalidade de dar a conhecer os resultados do trabalho efetuado pela equipa inspetiva.
Assembleia Geral da SICI – Standing International Conference of InspectoratesAssembleia Geral da SICI – Standing International Conference of InspectoratesDecorreu no passado dia 19 de novembro, quinta-feira, em Paris, a assembleia geral da SICI – Standing International Conference of Inspectorates, tendo a Inspeção Regional de Educação – IRE - marcado presença online, via plataforma Teams, através dos seus dirigentes, juntamente com outros 38 membros, num total de 98 participantes. Declaração de Retificação n.º 47/2020, de 22 de novembro de 2020 Declaração de Retificação n.º 47/2020, de 22 de novembro de 2020 Retifica o Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, da Presidência do Conselho de Ministros, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República
Decreto-Lei n.º 99/2020, de 22 de novembroDecreto-Lei n.º 99/2020, de 22 de novembroAltera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19 Decreto n.º 9/2020, de 21 de novembroDecreto n.º 9/2020, de 21 de novembro Regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República
As inspeções-gerais da educação fazem ouvir a sua vozAs inspeções-gerais da educação fazem ouvir a sua vozArtigo da School Education Gateway, Plataforma digital europeia para a educação escolar a propósito do projeto Better Inspection for Better Social Inclusion As escolas estão sujeitas a muitos tipos diferentes de avaliação - interna ou externa, por meio da observação das aulas ou da análise de documentos, mas o objetivo final é sempre a tomada de decisões informadas em todos os quadrantes para ajudar a planear melhorias. Este artigo apresenta uma iniciativa internacional e três iniciativas naci Resolução da Assembleia da República n.º 87-A/2020, de 20 de novembro de 2020 Resolução da Assembleia da República n.º 87-A/2020, de 20 de novembro de 2020 Autorização da renovação do estado de emergência
Decreto do Presidente da República n.º 59-A/2020, de 20 de novembroDecreto do Presidente da República n.º 59-A/2020, de 20 de novembroRenova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública Despacho n.º 451/2020, de 19 de novembroDespacho n.º 451/2020, de 19 de novembroAprova a estrutura flexível da Direção Regional de Informática, abreviadamente designada por DRI, e as atribuições e competências das respetivas unidades orgânicas
Despacho n.º 443/2020, de 18 de novembroDespacho n.º 443/2020, de 18 de novembroAprova a estrutura flexível da Direção Regional do Património, abreviadamente designada por DRPA, e as atribuições e competências das respetivas unidades orgânicas Decreto Legislativo Regional n.º 15/2020/MDecreto Legislativo Regional n.º 15/2020/MCria o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, e aprova a respetiva orgânica
Lei n.º 72/2020 - Diário da República n.º 223/2020, Série I de 2020-11-16 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICALei n.º 72/2020 - Diário da República n.º 223/2020, Série I de 2020-11-16 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICAEstabelece um regime transitório de simplificação de procedimentos administrativos e altera o Código do Procedimento Administrativo Resolução do Conselho de Ministros n.º 98/2020-Presidência do Conselho de MinistrosResolução do Conselho de Ministros n.º 98/2020-Presidência do Conselho de MinistrosAprova a Estratégia Portugal 2030
Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2020-Presidência do Conselho de MinistrosResolução do Conselho de Ministros n.º 97/2020-Presidência do Conselho de MinistrosEstabelece os princípios orientadores e a estrutura operacional do período de programação de fundos europeus da política de coesão relativo a 2021-2027 Decreto n.º 8-A/2020 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROSDecreto n.º 8-A/2020 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROSDeclara luto nacional por um dia pelo falecimento de Gonçalo Ribeiro Telles
Lei Orgânica n.º 4/2020 - Assembleia da RepúblicaLei Orgânica n.º 4/2020 - Assembleia da RepúblicaAlarga o voto em mobilidade e uniformiza normas sobre a realização de atos eleitorais e referendários, alterando as leis eleitorais para o Presidente da República, a Assembleia da República e dos órgãos das autarquias locais, as leis orgânicas do regime do referendo e do referendo local e o regime jurídico do recenseamento eleitoral Lei Orgânica n.º 3/2020 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICALei Orgânica n.º 3/2020 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICARegime excecional e temporário de exercício de direito de voto antecipado para os eleitores que estejam em confinamento obrigatório, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, em atos eleitorais e referendários a realizar no ano de 2021
Assembleia Geral da SICI - Standing International Conference of Inspectorates Assembleia Geral da SICI - Standing International Conference of Inspectorates A Inspeção Regional de Educação (IRE) participará através do seu diretor, de forma online, nos próximos dias 19 e 20 de novembro, na Assembleia Geral da SICI (Standing International Conference of Inspectorates) que se realiza em Paris. Lei Orgânica n.º 2/2020 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA  Lei Orgânica n.º 2/2020 - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Nona alteração à Lei n.º 37/81, de 3 de outubro, que aprova a Lei da Nacionalidade
School inspections and evaluations in changing timesSchool inspections and evaluations in changing timesA Inspeção Regional de Educação (IRE) participou no passado dia 9 de novembro, segunda-feira, no web binar School inspections and evaluations in changing times, promovido pela SICI (Standing International Conference of Inspectorates), através dos seus dirigentes. Lei n.º 69/2020Lei n.º 69/2020Primeira alteração à Lei n.º 52/2019, de 31 de julho, (aprova o regime do exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos) harmonizando o conteúdo da declaração única de rendimentos, património, interesses, incompatibilidades e impedimentos com o respetivo formulário
Resolução da Assembleia da República n.º 83-A/2020Resolução da Assembleia da República n.º 83-A/2020 Autorização da declaração do estado de emergência Decreto do Presidente da República n.º 51-U/2020Decreto do Presidente da República n.º 51-U/2020 Declara o estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública
Decreto Legislativo Regional n.º 14-A/2020/MDecreto Legislativo Regional n.º 14-A/2020/M Adapta e regula na Região Autónoma da Madeira a Lei n.º 62 -A/2020, de 27 de outubro, que estabelece o regime de imposição transitória da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos Decreto Regulamentar Regional n.º 42/2020/MDecreto Regulamentar Regional n.º 42/2020/MAltera a estrutura orgânica da Vice -Presidência do Governo Regional e dos Assuntos Parlamentares e aprova as orgânicas da Direção Regional do Património e da Direção Regional de Informática
Lei n.º 65/2020Lei n.º 65/2020 Estabelece as condições em que o tribunal pode decretar a residência alternada do filho em caso de divórcio, separação judicial de pessoas e bens, declaração de nulidade ou anulação do casamento dos progenitores, alterando o Código Civil Decreto-Lei n.º 94-A/2020Decreto-Lei n.º 94-A/2020Altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID -19
Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020Resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020Declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19 A condição dos assistentes e dos técnicos especializados que integram as atividades educativas das escolasA condição dos assistentes e dos técnicos especializados que integram as atividades educativas das escolasO presente relatório explicita as funções e os papéis desempenhados pelo pessoal não docente na escola pública, nomeadamente os assistentes operacionais e os técnicos especializados, evidenciando a sua importância para a construção de uma escola que se pretende para todos.
Reunião CFAL - Condições de Funcionamento do Ano Letivo – CFALReunião CFAL - Condições de Funcionamento do Ano Letivo – CFALReunião dia 16 de outubro com recurso à plataforma Teams, com os responsáveis dos órgãos de gestão das escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico, onde será desenvolvida a atividade Condições de Funcionamento do Ano Letivo – CFAL, integrada no programa Estudos. “Intervalo para almoço é o único uniformizado” “Intervalo para almoço é o único uniformizado” Artigo publicado no Diário de Notícias da Madeira
Estudo CFAL - Condições de Funcionamento do Ano Letivo Estudo CFAL - Condições de Funcionamento do Ano Letivo Apresentação do Estudo CFAL - Condições de Funcionamento do Ano Letivo nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública da Região Desenvolvimento das Aprendizagens - Ponta Delgada e BoaventuraDesenvolvimento das Aprendizagens - Ponta Delgada e BoaventuraRealizou-se no passado dia 10 de julho, nas instalações da Inspeção Regional de Educação, a reunião de encerramento da atividade Desenvolvimento das Aprendizagens.
Relatório Final do CFAL 2020 e respetiva ApresentaçãoRelatório Final do CFAL 2020 e respetiva ApresentaçãoDocumentos de suporte na presentação dos resultados do estudo "Condições de funcionamento do ano letivo nas escolas a tempo inteiro". Desenvolvimento das Aprendizagens - São Roque do FaialDesenvolvimento das Aprendizagens - São Roque do FaialRealizou-se no passado dia 25 de junho, nas instalações da Inspeção Regional de Educação, a reunião de encerramento da atividade Desenvolvimento das Aprendizagens.
Desenvolvimento das Aprendizagens - Câmara de LobosDesenvolvimento das Aprendizagens - Câmara de LobosRealizou-se no passado dia 27 de maio, nas instalações da Inspeção Regional de Educação, a reunião de encerramento da atividade Desenvolvimento das Aprendizagens. Plano de Contingência Plano de Contingência Plano de contingência para o COVID-l9 da lnspeção Regional de Educação
Nova data da formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places”. Nova data da formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places”. Devido a pandemia provocada pelo Covid-19, será reagendada brevemente a formação - Seminário – “Remar contra as Desigualdades em Educação-síntese dos resultados da investigação do projeto EDU-Places” organizado pela Inspeção Regional de Educação (IRE. Ação de formação "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente" com Professora Maria Alfredo do Instituto de Educação da Universidade do Minho.Ação de formação "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente" com Professora Maria Alfredo do Instituto de Educação da Universidade do Minho.Decorreu no dia 24-01-2020, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Nova data da formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"Nova data da formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"A sessão com a Professora Maria Alfredo do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi reagendada para o dia 24 de janeiro. Livro - "Remar contra as desigualdades em educação: Práticas, vozes, percursos"Livro - "Remar contra as desigualdades em educação: Práticas, vozes, percursos"Lançamento do livro "Remar contra as desigualdades em educação: Práticas, vozes, percursos", publicado pela editora Húmus
Formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"Formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"Diálogos sobre Educação, a Inspeção Regional de Educação, promoverá mais uma sessão, desta vez dinamizada pela Professora Maria Alfredo Moreira IX Simpósio OGE – (Re)pensar a qualidade das organizações educativas do século XXI - simposiooge.web.ua.ptIX Simpósio OGE – (Re)pensar a qualidade das organizações educativas do século XXI - simposiooge.web.ua.ptEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/CED/00194/2019
Seminário EduPlaces 8 novembro - "Programa Se Houvera Quem me Ensinara" - Instituto de Educação - Universidade do MinhoSeminário EduPlaces 8 novembro - "Programa Se Houvera Quem me Ensinara" - Instituto de Educação - Universidade do MinhoVozes percursos frente a desigualdades em Educação Workshop - strategies and obstacles for innovation, system-wide approach, co-creation.Workshop - strategies and obstacles for innovation, system-wide approach, co-creation.Nos dias 30 e 31 de maio, decorreu, no Hotel Four Views Bahia, o encontro das inspeções de educação a nível europeu, organizado conjuntamente pela Inspeção Regional de Educação e a Standing International Conference of Inspectorates (SICI), subordinado ao tema strategies and obstacles for innovation, system-wide approach, co-creation.
Apresentação das conclusões do trabalho efetuado para a OCDE sobre Aprendizagens Essenciais. Apresentação das conclusões do trabalho efetuado para a OCDE sobre Aprendizagens Essenciais. A Professora Helena Peralta estará nas instalações da Inspeção Regional de Educação IRE) no próximo dia 14, sexta-feira, pelas 09:30 horas, para apresentar as conclusões do trabalho efetuado para a OCDE sobre Aprendizagens Essenciais. Formação - "Os nossos alunos-cidadãos do séc. XXI; Currículo: aprendizagem, ensino e avaliação; Avaliação das aprendizagens num contexto de flexibilidade e Questões desafiadoras."Formação - "Os nossos alunos-cidadãos do séc. XXI; Currículo: aprendizagem, ensino e avaliação; Avaliação das aprendizagens num contexto de flexibilidade e Questões desafiadoras."Dando continuidade aos Diálogos sobre Educação, a Inspeção Regional de Educação (IRE) organiza mais uma sessão com a Professora Helena Peralta, subordinada ao tema: "Os nossos alunos-cidadãos do séc. XXI; Currículo: aprendizagem, ensino e avaliação; Avaliação das aprendizagens num contexto de flexibilidade e Questões desafiadoras." a ter lugar na sala de conferências da Escola Secundária Jaime Moniz, no próximo dia 13 de junho, quinta-feira, pelas 09:30 horas.
O "DN" divulga: Madeira recebe Encontro Europeu de Inspectores de EducaçãoO "DN" divulga: Madeira recebe Encontro Europeu de Inspectores de EducaçãoEste encontro conta com a presença de delegações estrangeiras da Alemanha, Bélgica, Bulgária, Escócia, Estónia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, País Basco, República Checa, República da Moldávia e Suécia, num total de 17 países. A sessão de abertura enfatizou os desafios que a educação enfrenta na formação do cidadão do século XXI.  O "JM" divulga: A Inspeção Regional de Educação (IRE) promove o workshop da Standing International Conference of National and Regional Inspectorates of Education (SICI) O "JM" divulga: A Inspeção Regional de Educação (IRE) promove o workshop da Standing International Conference of National and Regional Inspectorates of Education (SICI)Decorrerá nos dias 30 e 31 de maio no Four Views Bahia Hotel, o workshop da Standing International Conference of National and Regional Inspectorates of Education (SICI), organizado pela Inspeção Regional de Educação (IRE), subordinado ao tema: Strategies and Obstacles for innovation, System-Wide Approach, Co-Creation.
Funchal - 29, 30 e 31 de maio de 2019Funchal - 29, 30 e 31 de maio de 2019Decorrerá nos dia 30 e 31 de maio no Four Views Bahia Hotel, o workshop da Standing International Conference of National and Regional Inspectorates of Education (SICI), organizado pela Inspeção Regional de Educação (IRE), subordinado ao tema: Strategies and Obstacles for innovation, System-Wide Approach, Co-Creation. O "DN" divulga: Madeira recebe Encontro Europeu de Inspectores de EducaçãoO "DN" divulga: Madeira recebe Encontro Europeu de Inspectores de EducaçãoEste encontro conta com a presença de delegações estrangeiras da Alemanha, Bélgica, Bulgária, Escócia, Estónia, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, País Basco, República Checa, República da Moldávia e Suécia, num total de 17 países. A sessão de abertura enfatizou os desafios que a educação enfrenta na formação do cidadão do século XXI.
Ação de formação - "Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos - avaliar para classificar ou avaliar para melhorar as aprendizagens dos alunos? Apresentação de um caminho"Ação de formação - "Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos - avaliar para classificar ou avaliar para melhorar as aprendizagens dos alunos? Apresentação de um caminho"Decorreu no dia 22-03-2019, na sala de sessões da Escola Secundária Francisco Franco, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Sala de sessões da Escola Secundária Francisco Franco - Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos - avaliar para classificar ou avaliar para melhorar as aprendizagens dos alunos? Apresentação de um caminhoSala de sessões da Escola Secundária Francisco Franco - Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos - avaliar para classificar ou avaliar para melhorar as aprendizagens dos alunos? Apresentação de um caminhoDia 22 de março, pelas 9:00 horas, na sala de sessões da Escola Secundária Francisco Franco
Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos - avaliar para classificar ou avaliar para melhorar as aprendizagens dos alunos? Apresentação de um caminho.Critérios de avaliação das aprendizagens dos alunos - avaliar para classificar ou avaliar para melhorar as aprendizagens dos alunos? Apresentação de um caminho.Dia 22 de março, pelas 9:00 horas, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Condições de Funcionamento do Ano Letivo na Escola básica do 1.º ciclo com pré-escolar do Ribeiro de AlforraCondições de Funcionamento do Ano Letivo na Escola básica do 1.º ciclo com pré-escolar do Ribeiro de AlforraReunião com a Sr.ª delegada escolar de Câmara de Lobos e com a Sr.ª diretora
Condições de Funcionamento do Ano Letivo na Escola básica do 1.º ciclo com pré-escolar da Serra de ÁguaCondições de Funcionamento do Ano Letivo na Escola básica do 1.º ciclo com pré-escolar da Serra de ÁguaReunião com o Sr. delegado escolar da Ribeira Brava e com a Sr.ª diretora Desenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com pré-escolar do Estreito da CalhetaDesenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com pré-escolar do Estreito da CalhetaReunião na Escola do 1.º ciclo com pré-Escolar do Estreito da Calheta, com a Sr.ª delegada escolar, professores, educadores, trabalhadores não docentes, pais e encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa.12/02/2019 Inspeção Regional Educação
Curso “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”Curso “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”O "JM" divulga: A Inspeção Regional de Educação (IRE) promove o curso - “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”, nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Curso “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”Curso “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”O "Diário de Notícias" divulga: A Inspeção Regional de Educação (IRE) promove o curso - “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”, nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico
Curso “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”Curso “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”O "Funchal Noticias" divulga: A Inspeção Regional de Educação (IRE) promove o curso - “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”, nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Inscrições na formação – “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”Inscrições na formação – “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar”Inscreva-se de: 26-10-2018 a 02-11-2018 na formação – “Escalando o pódio: A construção da excelência escolar” agendada para o os dias 08 e 09-11-2018, no Centro de Estudos de História do Atlântico
Ação de formação - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível"Ação de formação - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível"Decorreu no dia 25-10-2018, na sala n.º 215 da Escola Secundária Jaime Moniz, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Desenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com pré-escolar da Ponta Delgada e BoaventuraDesenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com pré-escolar da Ponta Delgada e BoaventuraReunião na Escola do 1.º ciclo com pré-Escolar da Ponta Delgada e Boaventura, com professores, educadores, trabalhadores não docentes, pais e encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa, designadamente a Sra. vereadora da educação e cultura da Câmara Municipal de São Vicente.
 Inspeção Regional de Educação divulgada na Escócia Inspeção Regional de Educação divulgada na EscóciaStanding International Conferência of Inspectorates (SICI) Executive e a Education Scotland em Glasgow Carlos Fino - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível" Carlos Fino - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível" Adiamento da ação de formação.
Ação de formação "O Poder nas Organizações" Ação de formação "O Poder nas Organizações" Realizou-se na passada sexta-feira dia 15/06/2018, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Provas de Aferição 2016 e 2017 - Ensino Básico - MetodologiaProvas de Aferição 2016 e 2017 - Ensino Básico - MetodologiaMetodologia - Relatório Nacional 2016 e 2017 - Provas de Aferição
Provas de Aferição 2010/2016 - Ensino Secundário - MetodologiaProvas de Aferição 2010/2016 - Ensino Secundário - MetodologiaResultados das Provas de Aferição 2010/2016 - Metodologia Relatório Nacional Provas de Aferição 2016 e 2017 - Ensino Básico Relatório Nacional Provas de Aferição 2016 e 2017 - Ensino Básico Relatório Nacional 2016 e 2017 - Provas de Aferição, Ensino Básico
Carlos Fino - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível"Carlos Fino - "Inovação pedagógica, uma improbabilidade possível"Continuação dos Diálogos sobre Educação com o Professor Carlos Fino. Formação Pessoal e Social (FPS)Formação Pessoal e Social (FPS)Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 16-05-2018 Inspeção Regional Educação
Patrícia Matos - "O Poder nas Organizações"Patrícia Matos - "O Poder nas Organizações"Diálogos sobre Educação - Patrícia Matos - O Poder nas Organizações 15 de junho - 09:30 horas Formação Pessoal e Social (FPS)Formação Pessoal e Social (FPS)Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 09-05-2018 Inspeção Regional Educação
Formação Pessoal e Social (FPS)Formação Pessoal e Social (FPS)Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 14-05-2018 Inspeção Regional Educação Formação Pessoal e Social (FPS)Formação Pessoal e Social (FPS)Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 10-05-2018 Inspeção Regional Educação
Formação Pessoal e Social (FPS)Formação Pessoal e Social (FPS)Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social" 08-05-2018 Inspeção Regional Educação "O Poder nas Organizações" "O Poder nas Organizações" Adiamento da sessão.
Desenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com pré-escolar e creche do Faial-SantanaDesenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com pré-escolar e creche do Faial-SantanaReunião na Escola do 1.º ciclo com pré-Escolar e creche do Faial-Santana, com professores, educadores, trabalhadores não docentes, pais e encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa Desenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do SolDesenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do SolReunião na Escola do 1.º ciclo com pré-Escolar e creche da Ponta do Sol, com professores, educadores, trabalhadores não docentes, pais e encarregados de educação
Ação de formação "Promoção do Sucesso Escolar: o caso do MIPSE (modelo integrado de promoção do sucesso escolar)" Ação de formação "Promoção do Sucesso Escolar: o caso do MIPSE (modelo integrado de promoção do sucesso escolar)" Realizou-se na passada sexta-feira dia 13/04/2018, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. "Promoção do Sucesso Escolar: o caso do MIPSE (modelo integrado de promoção do sucesso escolar)""Promoção do Sucesso Escolar: o caso do MIPSE (modelo integrado de promoção do sucesso escolar)"Dando continuidade aos Diálogos sobre Educação, realizar-se-á no próximo dia 13 de abril, sexta-feira, pelas 09:30 horas, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, sito à Rua das Mercês n.º 8-Funchal, mais uma sessão, desta vez com a Professora Ilídia Cabral da Universidade Católica do Porto
Reunião com o Júri Nacional de ExamesReunião com o Júri Nacional de ExamesReunião com o Júri Nacional de Exames no auditório da Escola da APEL Congresso - A aprendizagem quando nasce é para todosCongresso - A aprendizagem quando nasce é para todos Teoria e Práticas sobre aprendizagem: os projetos PIC: STEM for all seasons e outras propostas - 23 e 24 de março de 2018-Auditório Multiusos da Câmara Municipal de Nelas. Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
"O Poder nas Organizações""O Poder nas Organizações"Dia 20 de abril, sexta-feira, pelas 09:30 horas, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Ação de formação: "Educação Inclusiva: educar todos com todos"Ação de formação: "Educação Inclusiva: educar todos com todos"Decorreu na passada quinta-feira dia 22/02/2018, inserida no ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Educação Inclusiva: educar todos com todosEducação Inclusiva: educar todos com todosContinuação dos Diálogos sobre Educação com a sessão - "Educação Inclusiva: educar todos com todos" Formação Pessoal e Social (FPS).Formação Pessoal e Social (FPS).Reunião para apresentação do projeto "Formação Pessoal e Social"
Desenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João, Ribeira Brava.Desenvolvimento das Aprendizagens na Escola do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João, Ribeira Brava.Reunião na Escola do 1.º ciclo com Pré-Escolar do Lombo de São João, com professores, educadores, trabalhadores não docentes, pais e encarregados de educação Desenvolvimento das Aprendizagens - ApresentaçãoDesenvolvimento das Aprendizagens - ApresentaçãoApresentação do projeto Desenvolvimento das Aprendizagens na Escola Básica do 1.° ciclo com educação pré-escolar e creche da Ribeira Brava.
Estudo CNE - Organização escolar: os agrupamentosEstudo CNE - Organização escolar: os agrupamentosO Conselho Nacional de Educação acaba de lançar a presente publicação: Organização Escolar: Os Agrupamentos, o último de uma série de estudos temáticos sobre o sistema de ensino (Organização escolar: o Tempo e Organização Escolar: As Turmas). Aviso de procedimento prévio para o exercício de funções inspetivas em regime de requisiçãoAviso de procedimento prévio para o exercício de funções inspetivas em regime de requisiçãoAviso
Desenvolvimento das AprendizagensDesenvolvimento das AprendizagensEscola de 1.º ciclo com Pré-Escolar de Santa Cruz, professores, educadores, trabalhadores não docentes, pais e encarregados de educação Realização das Provas de Aferição Realização das Provas de Aferição Intervenções inspetivas nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada da Região
Organização e Tempo de TrabalhoOrganização e Tempo de TrabalhoApresentação do projeto “Organização e Tempo de Trabalho” na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares Plataforma informática IntervIRE Plataforma informática IntervIRE Reunião com a engenheira Bárbara Florença e com o engenheiro Marco Anjo, do Núcleo de Desenvolvimento Aplicacional da Direção Regional do Património e de Gestão dos Serviços Partilhados - Secretaria Regional das Finanças e da Administração Pública, no âmbito do desenvolvimento de uma aplicação informática para a Inspeção Regional de Educação
Organização e Tempo de TrabalhoOrganização e Tempo de TrabalhoApresentação do projeto “Organização e Tempo de Trabalho” na Escola básica e secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral-Santana Apresentação JNE Escolas da Madeira 2017 1º CicloApresentação JNE Escolas da Madeira 2017 1º CicloApresentação utilizada pelo Júri Nacional de Exames na reunião realizada no dia 20 de março de 2017, na Escola secundária Francisco Franco, com os órgãos de gestão das escolas e que contém informações sobre provas e exames do 1.º ciclo do ensino básico e provas e Exames.
Organização Escolar: O TempoOrganização Escolar: O TempoO Conselho Nacional de Educação lança a segunda publicação da série "Organização Escolar" Apresentação JNE Escolas da Madeira 2017 2º e 3º CiclosApresentação JNE Escolas da Madeira 2017 2º e 3º Ciclos Apresentação utilizada pelo Júri Nacional de Exames na reunião realizada no dia 20 de março de 2017, na Escola secundária Francisco Franco, com os órgãos de gestão das escolas e que contém informações sobre provas e exames dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Desenvolvimento das AprendizagensDesenvolvimento das AprendizagensRealizou-se no dia 23 de março, uma reunião com a Sr.ª Delegada Escolar de Câmara de Lobos, o Sr. Diretor da Escola de 1.º ciclo com Pré-Escolar da Fonte da Rocha, professores, educadores, trabalhadores não docentes, pais e encarregados de educação e o Sr. diretor da Inspeção Regional de Educação e a sua equipa, no âmbito da implementação do projeto Desenvolvimento das Aprendizagens. Organização e Tempo de TrabalhoOrganização e Tempo de TrabalhoO diretor da Inspeção Regional de Educação (IRE) e a sua equipa deslocou-se no dia 15 de março, à Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Caniçal onde apresentou, em reunião com o Conselho Executivo, Chefe de Serviços de Administração Escolar, Encarregada Operacional e outros elementos da escola o projeto “Organização e Tempo de Trabalho”.
DEMOCRACIA, TERRITÓRIOS e desigualdades em EDUCAÇÃO -  Debate de resultados de investigaçãoDEMOCRACIA, TERRITÓRIOS e desigualdades em EDUCAÇÃO - Debate de resultados de investigaçãoQue aspirações, promessas e défices expressam as práticas que dia a dia constroem a educação em Portugal? Cerimónia de abertura do seminário “Excelência(s) com Equidade” Cerimónia de abertura do seminário “Excelência(s) com Equidade” A Inspeção Regional de Educação (IRE) celebrou os seus 20 anos de existência nos dias 9 e 10 de Março, no auditório da Escola da APEL, do Seminário de Educação ‘Excelência(s) com Equidade’.
“Educando” conduzido pela IRE“Educando” conduzido pela IREO programa de rádio Educando desafiou Jorge Morgado, diretor da Inspeção Regional de Educação, a conduzir, durante alguns minutos a sua emissão, a propósito das comemorações dos 20 anos do serviço inspetivo da dependência da Secretaria Regional de Educação. ‘Excelência(s) com Equidade’ nos 20 anos da Inspeção de Educação‘Excelência(s) com Equidade’ nos 20 anos da Inspeção de EducaçãoA Inspeção Regional de Educação (IRE) celebra 20 anos como departamento autónomo, com a realização, nos próximos dias 9 e 10 de Março, no auditório da Escola da APEL, do Seminário de Educação ‘Excelência(s) com Equidade’.
Apresentação de Andreas Schleicher,  Director de Educação e Competências da OCDEApresentação de Andreas Schleicher, Director de Educação e Competências da OCDEApresentação de Andreas Schleicher, Director de Educação e Competências da OCDE, na conferência "PISA: Avaliação, resultados, desafios," realizada no dia 10 fevereiro, no Auditório da Escola Secundária de Camões Será a repetição de ano benéfica para os alunos?Será a repetição de ano benéfica para os alunos?O objectivo deste trabalho, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e da autoria de Luís Catela Nunes, Ana Balcão Reis e Carmo Seabra, é medir o impacto resultante do facto de se obrigar um aluno a repetir um ano no seu desempenho académico subsequente. Pretende-se responder à seguinte questão: para os alunos que ficaram retidos, como é que os seus resultados académicos se comparam com os resultados académicos que teriam tido se não tivessem ficado retidos?
VIII Simpósio de Organização e Gestão EscolarVIII Simpósio de Organização e Gestão EscolarVIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar Rede escolar – (re)configurações, tensões e desafios 8, 9 de maio de 2017 Universidade de Aveiro | Departamento de Educação e Psicologia Seminário "Excelência(s) com Equidade"Seminário "Excelência(s) com Equidade"Formação da Inspeção Regional de Educação - 9 e 10 de março
"Pais chamados a avaliar aprendizagens das crianças""Pais chamados a avaliar aprendizagens das crianças"Artigo publicado no Diário de Notícias da Madeira Publicação do livro "Studies in Europeam Education Series"Publicação do livro "Studies in Europeam Education Series"Governing by Inspection
Desenvolvimento das AprendizagensDesenvolvimento das AprendizagensRealizou-se na passada sexta-feira, dia 25, uma reunião com a Sr.ª Delegada Escolar do Funchal, o Sr. Diretor da Escola de 1.º ciclo com Pré-Escolar da Nazaré e o Sr. Diretor da Inspeção Regional de Educação no âmbito da implementação do projeto Desenvolvimento das Aprendizagens. Eleição do novo presidente da SICIEleição do novo presidente da SICINa última assembleia geral da SICI - (The Standing International Conference of Inspectorates) foi eleito o novo presidente que agora é Chantal Manes (France)
Publicação do livro "Methods and Modalities of Effective School Inspections"Publicação do livro "Methods and Modalities of Effective School Inspections"Uma visão muito oportuna da base de evidências de inspeções efetivas na escola Concluiu-se o ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” no dia sete de novembro de 2016, com a realização da ação de formação: "Ética e Deontologia Profissional".Concluiu-se o ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” no dia sete de novembro de 2016, com a realização da ação de formação: "Ética e Deontologia Profissional".Decorreu na passada segunda-feira dia 07/11/2016, a conclusão do ciclo de formação denominada “Diálogos sobre Educação” que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Continuando o ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” decorreu mais uma sessão no dia 9 de junho - "Educação, Democracia e Justiça” Continuando o ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” decorreu mais uma sessão no dia 9 de junho - "Educação, Democracia e Justiça” Decorreu na passada quinta-feira dia 09/06/2016, mais uma sessão de formação no âmbito dos Diálogos sobre Educação e que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Na senda do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” decorreu mais uma sessão no dia 20 de maio - "A avaliação institucional das escolas: auto-avaliação e avaliação externa- dimensão"Na senda do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” decorreu mais uma sessão no dia 20 de maio - "A avaliação institucional das escolas: auto-avaliação e avaliação externa- dimensão"Decorreu na passada sexta-feira dia 20/05/2016, mais uma sessão de formação no âmbito dos Diálogos sobre Educação e que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Inserida no ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” decorreu mais uma sessão no dia 13 de maio, desta vez subordinada ao tema "Entre as políticas e as práticas de educação de infância"Inserida no ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” decorreu mais uma sessão no dia 13 de maio, desta vez subordinada ao tema "Entre as políticas e as práticas de educação de infância"Decorreu na passada sexta-feira dia 13/05/2016, mais uma sessão de formação no âmbito dos Diálogos sobre Educação e que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os diretores dos estabelecimentos de educação, diretores do 1.º ciclo do ensino básico, delegados escolares e elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário. Continuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” desta vez sobre "A Prova em Processo Penal" no dia 12 de abril, dinamizado pelo meritíssimo juiz Paulo BarretoContinuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” desta vez sobre "A Prova em Processo Penal" no dia 12 de abril, dinamizado pelo meritíssimo juiz Paulo BarretoDecorreu na passada terça-feira dia 12/04/2016, mais um momento de formação no âmbito dos Diálogos sobre Educação e que teve como destinatários, para além dos inspetores de educação, também os elementos dos conselhos executivos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário.
Avaliação de Desempenho Docente - Quadro conceptual sobre a Avaliação de Professores - princípios, processos e impacto.Avaliação de Desempenho Docente - Quadro conceptual sobre a Avaliação de Professores - princípios, processos e impacto.Mais uma sessão que reuniu inspetores e técnicos superiores do IRE, delegados escolares, diretores de estabelecimentos de infância, diretores de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e presidentes dos conselhos executivos das escolas dos 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, dinamizada pelo Professor Doutor Jorge Adelino da Costa do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro Conhecimento e Política em Educação - o caso do Pisa da OCDE, na sua condição de instrumento de regulação transnacional, baseado e gerador de conhecimento, que regula os actores no campo da educaçãoConhecimento e Política em Educação - o caso do Pisa da OCDE, na sua condição de instrumento de regulação transnacional, baseado e gerador de conhecimento, que regula os actores no campo da educaçãoOs Diálogos sobre Educação tiveram continuidade, desta vez com a presença do Professor Doutor Luís Miguel Carvalho do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e juntou os inspetores e técnicos superiores do IRE, delegados escolares, diretores de estabelecimentos de infância, diretores de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e presidentes dos conselhos executivos das escolas dos 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário.
"Indisciplina representa 42% das inspecções nas escolas - Acusações e agressões dominam as 83 infracções nas escolas""Indisciplina representa 42% das inspecções nas escolas - Acusações e agressões dominam as 83 infracções nas escolas""No ano lectivo 2014/15 e no que agora está a meio, a Inspecção Regional de Educação (IRE) fez perto de 200 diligências nas escolas da Madeira, 42% das quais na sequência de denúncias de infracções cometidas por funcionários ou professores. As mais comuns são agressões físicas e acusações verbais. (...)" Avaliação Externa de Escolas - produção de conhecimento sistematizado sobre a avaliação mediante a análise teórica de modelos e o estudo empírico do impacto e efeitos nas escolas e comunidade Avaliação Externa de Escolas - produção de conhecimento sistematizado sobre a avaliação mediante a análise teórica de modelos e o estudo empírico do impacto e efeitos nas escolas e comunidade Com a presença dos inspetores e técnicos superiores do IRE, delegados escolares, diretores de estabelecimentos de infância, diretores de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e presidentes dos conselhos executivos das escolas dos 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, desta vez dinamizada pelo Professor Doutor José Augusto Pacheco do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do Minho
Avaliação Institucional - evidência de alguns dos “efeitos colaterais” decorrentes das práticas avaliativas que ignoram, ou desprezam, a assunção da escola como “organização educativa complexa"Avaliação Institucional - evidência de alguns dos “efeitos colaterais” decorrentes das práticas avaliativas que ignoram, ou desprezam, a assunção da escola como “organização educativa complexa"O Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do Minho deu continuidade aos Diálogos sobre Educação em mais uma encontro que teve a presença dos inspetores e técnicos superiores do IRE, delegados escolares, diretores de estabelecimentos de infância, diretores de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e presidentes dos conselhos executivos das escolas dos 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, sessão que foi dina Avaliação de Desempenho Docente com a presença do Professor Doutor Jorge Adelino da Costa do Departamento de Educação da Universidade de AveiroAvaliação de Desempenho Docente com a presença do Professor Doutor Jorge Adelino da Costa do Departamento de Educação da Universidade de AveiroDando continuidade aos Diálogos sobre Educação, terá lugar dia 7 de Março, pelas 9:30 horas, mais um encontro, desta vez sobre Avaliação de Desempenho Docente, e que contará com a presença do Professor Doutor Jorge Adelino da Costa do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro
Conhecimento e Política em Educação- o caso do Pisa com a presença do Professor Doutor Luís Miguel Carvalho do Instituto de Educação da Universidade de LisboaConhecimento e Política em Educação- o caso do Pisa com a presença do Professor Doutor Luís Miguel Carvalho do Instituto de Educação da Universidade de LisboaTerá lugar dia 26 de fevereiro, pelas 9:30 horas, no auditório da APEL, mais um encontro, desta vez sobre Conhecimento e Política em Educação- o caso do Pisa, e que contará com a presença do Professor Doutor Luís Carvalho do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Avaliação Externa de Escolas com a presença do Professor Doutor José Augusto Pacheco do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do MinhoAvaliação Externa de Escolas com a presença do Professor Doutor José Augusto Pacheco do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do MinhoDando continuidade aos Diálogos sobre Educação, terá lugar na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 9:30 horas, no auditório da APEL, mais um encontro, desta vez sobre Avaliação Externa de Escolas e que contará com a presença do Professor Doutor José Augusto Pacheco do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do Minho
Avaliação Institucional com a presença do Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do MinhoAvaliação Institucional com a presença do Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do MinhoDando sequência aos Diálogos sobre Educação, terá lugar na próxima sexta-feira, dia 19 de fevereiro, pelas 9:30 horas, no auditório da APEL, mais um encontro, desta vez sobre Avaliação Institucional e que contará com a presença do Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Educação-Instituto de Educação da Universidade do Minho Fundamentos e Desafios da Avaliação, A avaliação como poderosíssimo processo de regulação e auto regulação da ação humana, a avaliação como prática e construção social sofisticada, avaliação como domínio do conhecimentoFundamentos e Desafios da Avaliação, A avaliação como poderosíssimo processo de regulação e auto regulação da ação humana, a avaliação como prática e construção social sofisticada, avaliação como domínio do conhecimentoJuntou os inspetores e técnicos superiores do IRE, delegados escolares, diretores de estabelecimentos de infância, diretores de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e presidentes dos conselhos executivos das escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, sessão que foi dinamizada pelo Professor Doutor Domingos Fernandes do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Continuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” no dia 11 de dezembro, dinamizado pelo Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do MinhoContinuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” no dia 11 de dezembro, dinamizado pelo Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do MinhoDinamizado pelo Professor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, com a temática da constituição de turmas e gestão da diversidade de públicos escolares Continuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” nos dias 4 e 7 de dezembro, dinamizado pelo Professor António Neto Mendes da Universidade de Aveiro Continuação do ciclo de formação “Diálogos sobre Educação” nos dias 4 e 7 de dezembro, dinamizado pelo Professor António Neto Mendes da Universidade de Aveiro Decorreu na passada sexta e segunda-feiras mais uma sessão dos Diálogos sobre Educação . Desta vez o dinamizador foi o Professor António Neto Mendes da Universidade de Aveiro e além do pessoal afeto à IRE estiveram também presentes elementos dos órgão de gestão das escolas dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.
 Constituição de turmas e gestão da diversidade de públicos escolares Constituição de turmas e gestão da diversidade de públicos escolaresProfessor Doutor Virgínio Sá do Departamento de Ciências Sociais da Educação, do Instituto da Educação da Universidade do Minho, realizou mais uma sessão de trabalhos, que contou com a presença dos inspetores e técnicos superiores do IRE, delegados escolares, diretores de estabelecimentos de infância, diretores de escolas do 1.º ciclo do ensino básico e presidentes dos conselhos executivos das escolas dos 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Na sequência do ciclo de formação iniciado no dia 27 de Novembro, a IRE continuará nos próximos dias 4 e 7 de dezembro, sexta e segunda-feiras respetivamente, com os Diálogos sobre EducaçãoNa sequência do ciclo de formação iniciado no dia 27 de Novembro, a IRE continuará nos próximos dias 4 e 7 de dezembro, sexta e segunda-feiras respetivamente, com os Diálogos sobre EducaçãoDinamizada pelo Professor Doutor António Neto Mendes da Universidade de Aveiro, versará sobre a inspeção e a escola em tempos de grande complexidade.
IRE deu início ao ciclo de formação Diálogos sobre Educação  na passada sexta-feira dia 27 de novembro com a presença do Professor Doutor Carlos Alberto Gomes do Dep. de Ciências Sociais da EducaçãoIRE deu início ao ciclo de formação Diálogos sobre Educação na passada sexta-feira dia 27 de novembro com a presença do Professor Doutor Carlos Alberto Gomes do Dep. de Ciências Sociais da EducaçãoEsta formação visa mobilizar os diversos recursos cognitivos de cada elemento que compõe esta organização por forma a enfrentar melhor as diversas situações com que quotidianamente cada inspetor é confrontado. Apresentação da missão e perspetiva da Inspeção Regional de Educação no Porto SantoApresentação da missão e perspetiva da Inspeção Regional de Educação no Porto SantoInspetor João Estanqueiro apresentou, na Escola Básica e Secundária Professor Doutor Freitas Branco, a missão e a perspetiva da Inspeção Regional de Educação para o ano escolar 2015/2016.
Inspecção quer escolas interventivasInspecção quer escolas interventivasJorge Morgado pretende escolas proactivas e não apenas reactivas à acção inspectiva "Facilitating Change – Communication and Inspection”"Facilitating Change – Communication and Inspection”SICI, Standing International Conference of Inspectorates, em articulação com Norwegian Directorate For Education and Training promoveu em Oslo de 28 a 30 de outubro do corrente ano, uma assembleia geral e um evento sob a égide “Facilitating Change – Communication and Inspection”.
Apresentação da missão e perspetiva da Inspeção Regional de EducaçãoApresentação da missão e perspetiva da Inspeção Regional de EducaçãoNo dia 16 de outubro o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, presidiu na Escola Secundária Jaime Moniz à sessão de apresentação da missão e perspetiva da Inspeção Regional de Educação para o ano escolar 2015/2016. SICI General Assembly and Workshop 2015SICI General Assembly and Workshop 2015O Diretor da Inspeção Regional de Educação estará presente no fim do mês de outubro na SICI General Assembly and Workshop 2015 – Communication an Inspection.
Reunião com os Sindicatos dos Inspetores da EducaçãoReunião com os Sindicatos dos Inspetores da EducaçãoO Diretor da IRE, Jorge Morgado, reuniu-se com o Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino, no passado dia 30 de setembro, para analisar as atribuições e as competências da Inspeção Regional de Educação. Projeto “Condições de Funcionamento do Ano Letivo”Projeto “Condições de Funcionamento do Ano Letivo”A Inspeção Regional de Educação iniciou junto das vinte e nove escolas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário o projeto denominado “Condições de Funcionamento do Ano Letivo” (CFAL).